CONSELHO TUTELAR DE ITATINGA - SP

Criar um Site Grátis Fantástico

MODELOS

MODELOS


Aqui você encontrará os modelos de:
 
"AUTORIZAÇÃO PARA VIAGEM" - que devem-se reconhecida firma da assinatura do Pais ou Responsáveis Legais, bem como anexar a cópias dos documentos dos genitores.
*Modelo de comunicado para "BAILES" ao Conselho Tutelar.
*Comunicado de Falta das escolas ao C.T
 
_____________________________________________________________________________________________________
 
Autorização para viagem de seus filhos

 

Para facilitar sua vida na hora da viagem de seus filhos, fique atento para as dicas que daremos a respeito do que fazer e como fazer em relação às autorizações. A autorização para viajar é uma medida imposta pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), para tentar evitar alguns crimes que possam atentar contra a integridade de crianças e adolescentes, com reflexos diretos em toda a estrutura familiar. Vejamos o que nos diz a lei a respeito:

Lei n.º 8069/90 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.

- Art. 33 A guarda obriga à prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

- Art. 36 A tutela será deferida, nos termos da Lei civil, a pessoa de até 21 (vinte e um) anos incompletos.
Parágrafo único. O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do pátrio poder e implica necessariamente o dever de guarda.

- Art. 83 Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.
§ 1º A autorização não será exigida quando:
a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;
b) a criança estiver acompanhada:
1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;
2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.
§ 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

- Art. 84 Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente:
I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável;
II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.

- Art. 85 Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou Domiciliado no exterior.

TROCANDO EM MIÚDOS

01. Criança = menor de zero a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
02. Adolescente = menor de 12 a 18 anos de idade.
03. Região Metropolitana do  Vale do Itajaí, nos termos da Lei Complementar 162 de 6 de janeiro de 1998, abrange as seguintes cidades (Nos termos do art. 2º da referida lei, as Regiões Metropolitanas  serão compostas por um Núcleo Metropolitano – NM – e  uma Área de Expansão Metropolitana – AEM –) :
- Blumenau – NM - Pomerode – NM  - Gaspar – NM  - Indaial – NM - Timbó – NM

- Apiúna – AEM   - Ascurra – AEM   - Benedito Novo – AEM - Botuverá – AEM

- Brusque – AEM  - Doutor Pedrinho – AEM  - Guabiruba – AEM - Ilhota – AEM  

- Luiz Alves – AEM  - Rio dos Cedros – AEM  - Rodeio – AEM

04. NÃO é necessária a Autorização Judicial para adolescentes viajarem a qualquer parte do território nacional (artigo 83, “caput”, da Lei n.º 8069/90).

05. NÂO é necessária a Autorização Judicial para crianças viajarem para as cidades relacionadas no item 3  acima (letra “a”,  § 1º , art. 83, da Lei n.º 8069/90).

06. NÃO é necessária a Autorização Judicial para crianças viajarem a qualquer parte do território nacional, quando estiverem acompanhadas de um dos parentes abaixo relacionados, desde que sejam maiores de 18 anos ou maiores de 16 emancipados, comprovado documentalmente o parentesco:

a) pais
b) avós
c) bisavós
d) tios
e) sobrinhos
f) irmãos
 
(n.º 1, letra “b”, § 1º , art. 83, da Lei n.º 8069/90).

07. NÃO é necessária a Autorização Judicial para crianças viajarem a qualquer parte do território nacional, quando estiverem acompanhadas de pessoa maior de 18 anos ou pessoa maior de 16 anos emancipada, expressamente autorizadas pelo pai, mãe ou responsável (n.º 2, letra “b”, § 1º, art. . 83, da Lei n.º 8069/90).

08. NÃO é necessária a Autorização Judicial para crianças viajarem a qualquer parte do território nacional, quando estiverem acompanhadas de um de seus guardiões ou tutores (arts. 33 e 36,  da Lei  n.º 8069/90).

09. NÃO é necessária a Autorização Judicial para crianças ou adolescente viajarem ao exterior quando estiverem acompanhados de ambos os pais ou responsáveis (inciso I, art. 84, da Lei 8069/90).

10. NÃO é necessária a Autorização Judicial para crianças ou adolescentes viajarem ao exterior quando estiverem acompanhadas de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida (inciso II, art. 84, da Lei n.º 8069/90).

11. As Autorizações Particulares mencionadas nos itens “07” e “10”  acima, poderão ter o mesmo prazo de validade estipulado no § 2º do art. 83 da Lei n.º 8069/90, ou seja, dois anos.

Para outras informações, procure o Comissário da Infância e Juventude da Comarca, no Fórum.

M O D E L O S

 

AUTORIZAÇÃO

 
Eu, (nome complete)________, R.G. n.º _____________,  residente na (rua, n.º, bairro, cidade)     __________, AUTORIZO o meu (minha) filho (a) / pupilo (a) _______(nome completo)________________, a viajar para (localidade)_______________, acompanhado(a) de (nome completo)______________________,
R.G. n.º _______________.
Esta autorização tem validade pelo prazo de dois (2) anos e, portanto, deverá permanecer junto aos documentos do(a) menor, não podendo ser retida por qualquer órgão ou autoridade, seja qual for o pretexto.
Itatinga(SP), ___ de _______________ de 2010.
 
____________________________________ .
 (assim.)    (reconhecer firma)
 
 
 

AUTORIZAÇÃO

 
 
Eu, ____(nome completo)_____, R.G. n.º _____________,  residente na _____(rua, n.º, bairro, cidade)_____,
AUTORIZO o(a) meu (minha) filho(a) __________(nome completo)____________, a viajar para ___(sugestão = “todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas”)________, acompanhado(a) de seu (sua) pai (mãe)_____(nome completo)_______, R.G. n.º ________________.
Esta autorização tem validade pelo prazo de dois (2) anos e, portanto, deverá permanecer junto aos documentos do(a) menor , não podendo ser retida por qualquer órgão ou autoridade, seja qual for o pretexto.
Itatinga(SP), ___ de _____________, de 2010.
 
____________________________________.
(assim.)      (reconhecer firma)
 
 
 

Fonte:

Autor:
Publicação: 12/01/2007
(13761)

 
Anderson Luz dos Santos
Bel. em Direito e Acadêmico de História.
Escrivão Judicial Designado na Comarca de Pomerode

 

 FONTE PRIMÁRIA: https://www.indaial.com.br/article.php?recid=80

___________________________________________________________________________________________________

MODELO DE COMUNICADO AO CONSELHO TUTELAR PARA REALIZAÇÃO DE BAILE

AO

CONSELHO TUTELAR DE ITATINGA/SP

        Eu, ____(nome completo)_____, portador do R.G. n.º _____________ e CPF n.º ________________,  residente e domiciliado à _____(rua, n.º, bairro, )________,Itatinga/SP. Vem por meio deste comunicar a Vossa Senhoria a realização do evento denominado "___________" a ser realizado no Centro Integrado de Esporte Educação e Laser (CIEEL) situado à Avenida São Bernardo nº 351. - Centro - Nesta, no (dia)  de (mês) de (ano). a partir das (horas) e termino as (horas) do (dia) de (mês). Informo que o bar e o caixa ficaram sob minha responsabilidade, e também por eventuais infrações que vierem ocorrer durante o evento.

        Informamos também que só será permitida a entrada de maiores de 16 anos acompanhados dos pais ou responsáveis, bem como haverá um termo de responsabilidade dos acompanhantes.

        Os convites serão vendidos no valor de R$ (descrição do valor).

        Informo ainda que será respeitada a Lei que proibe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

        O evento contará com a presença de (quantidade) seguranças.

 

Nestes Termos

P. Deferimento.

 

Itatinga (dia) de (mês) de (ano).

 

 

___________________________________

Nome:

RG:

___________________________________________________________________________________________________

 

Modelo de Comunicação de Falta

 

 

        O Conselho Tutelar vem por meio deste informar aos responsáveis pelo envio do relatório de faltas em cada escola que em cada relatório bimestral deverá conter as seguintes informações:

 

 

Série

Nome (menor)

Data de Nascimento

Filiação

Endereço - Bairro

Aulas dadas

Faltas obtidas

%

 

        Sem mais para o momento, este Conselho coloca-se a inteira disposição para maiores esclarecimentos.

                                                                                   Atenciosamente.

 

Conselho Tutelar

 

 

 

 





        

              Na manhã do dia 7 último, às 10h30m, foi realizada no prédio da Prefeitura Municipal,  a solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares do município de Itatinga para o biênio 2013/14.

 

Na oportunidade o presidente do CMDCA José Fernando Alonso realizou oficialmente a posse dos novos conselheiros. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Apolo, do vice prefeito Paulo Roque, do presidente da Câmara João Bosco e diversos representantes da sociedade.

 

 

 

Em discurso o prefeito Paulo Apolo externou toda a dedicação e apoio para a entidade dizendo que estará a plena disposição para caminharem juntos buscando o bem de todas as crianças e adolescentes do município de Itatinga.

 

 

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente esta situado na rua Benedito Dias de Almeida nº 108 no centro, para maiores informações ligue (14) 3848 1294.

 

 

 

O papel do conselho tutelar

Fazer parte do Conselho Tutelar significa ser responsável por uma série de tarefas. Entre elas, atender as crianças e adolescentes nas hipóteses de descumprimento de proteção previstas em seu estatuto, aplicando algumas medidas. Atender e aconselhar pais ou responsáveis. Além disso, também é sua função promover a execução de suas decisões, usando para tanto, requisitos de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, ou representação junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações, são atribuições do Conselho Tutelar. Tais como: encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente; encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor do ato infracional; expedir notificações;  requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;  assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, §3º, inciso II, da Constituição Federal; representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.

 

A competência do Conselho tutelar para prestação de serviços à comunidade tem seu limite funcional, sendo esse o conjunto de atribuições definidas no ECA, e seu limite territorial, definido pelo local onde ele pode atuar. Algumas pessoas podem confundir, mas a busca e apreensão de Crianças, Adolescentes ou pertences dos mesmos, não são de função do Conselho tutelar, quem faz isso é o oficial de Justiça, por ordem judicial, assim como a autorização para o menor viajar, é de responsabilidade do Comissário da Infância e Juventude. E por fim, o Conselho não dá autorização de guarda (quem faz isso é o juiz, através de um advogado que entrará com uma petição para a regularização da guarda ou modificação da mesma). A principal função do Conselho tutelar é a proteção e garantia dos direitos dos menores segundo o seu Estatuto.

O Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta. Em grande parte dos casos, a ação ocorre através de uma denúncia. Essa prática age em beneficio ao menor que está sofrendo e acelera o processo de aconselhamento do mesmo ou dos pais. Ao órgão são encaminhados os problemas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, ao receber uma denuncia, passa a acompanhar o caso para melhor resolver o problema. A denúncia é anônima e pode ser feita pelo telefone dos conselhos da cidade.

O Conselho Tutelar de Itatinga está situado à Rua Benedito Dias de Almeida nº 108 Centro Telefone (14) 3848 1294 Celular (14) 9874 1571.

Conselheiras: Marcia, Priscila, Elaine, Luziani e Simone.




Total de visitas: 33145